IMPORTÂNCIA DO BI PARA AS EMPRESAS
O importante é atender e resolver problemas em processos de negócios existentes na empresa, seja qual for ela, desde as operações mais comuns (recebimentos, pagamentos, contabilidade, compras, etc) até as mais complexas. Vemos muitos projetos que falharam, ou simplesmente morreram, principalmente porque estavam sem foco.
IMPLANTE O RELATÓRIO BI EM SUA EMPRESA
Pensando nos negócios, acreditamos que implantar esse tipo de projeto, é utilizar-se de ferramentas e técnicas para facilitar o acompanhamento dos processos de negócios, sejam eles geração de relatórios, painéis, acompanhamento de metas, entre outros.
O BI Business Intelligence como ferramenta de administração pode ser considerado um grande facilitador da vida dos gestores, gerando informações que antes poderiam demorar diversos dias para ficar pronta. Com o BI, pode demorar de algumas horas chegando até segundos.
BUSINESS INTELLIGENCE E A ANÁLISE COLABORATIVA
Em empresas que adotam as melhores soluções e práticas de business intelligence, o cenário costuma ser bem diferente. As soluções de BI constituem uma camada intermediária entre os vários sistemas e fontes de dados e as pessoas e equipes que dependem do acesso aos dados para fazer seu trabalho.
Nessas empresas, a área de TI pode se dedicar à sua missão essencial, que é a de gerenciar a estrutura dos sistemas, sua manutenção e segurança, sem precisar ser acionada todas as vezes em que o gerente X precisa do relatório Y. Com o BI, a consolidação dos dados é feita de forma muito mais rápida e automatizada, evitando cenas infelizmente ainda comuns, como a de equipes inteiras varando a madrugada vasculhando planilhas à caça de determinada informação.
Nas rotinas de elaboração de relatórios também está um dos maiores benefícios das aplicações de BI: a oportunidade de fazer análises colaborativas. Ao invés de cada área ou unidade de negócio consolidar seus dados de maneira isolada, o BI se encarrega de consolidar todos os dados, independentemente da origem, e disponibilizá-los para análise em uma única interface. Com todos os envolvidos em uma análise ou decisão tendo acesso aos mesmos dados, a margem para decisões subjetivas é significativamente menor. Além disso, é possível criar com facilidade maneiras diferentes de apresentar os mesmos dados, escolhendo o melhor gráfico ou tabela para ilustrar argumentos e estimativas.